terça-feira, 19 de maio de 2009

Mais uma vitória dos comunicólogos!

Recebi hoje por e-mail uma notícia muito feliz para nós comunicólogos....
Mais um reconhecimento da nossa profissão! Principalmente para os relações públicas. Esse que faz o gerencimaneto estratégico da área nas empresas.

Segue matéria publicada no site Fejesp:

"Comunicação, um problema de gestão
Sex, 15 de Maio de 2009 23:27


Estudos de benchmarking em gerenciamento de projetos realizado pelo Project Management Institute (PMI) confirma com dados científicos o que a percepção do senso comum já sinalizava: a comunicação se firmou como uma área estratégica no processo de gestão de projetos.


Realizado em 2008, o levantamento pesquisou, apenas no Brasil, 373 organizações de setores variados, como administração pública, consultoria, educação, indústria, tecnologia da informação e telecomunicações. O objetivo do levantamento foi identificar problemas, necessidades e fatores que contribuem para o sucesso - ou o fracasso - de projetos gerenciados pelas organizações. Numa lista de 18 fatores críticos listados com mais frequência, a Comunicação aparece em terceiro lugar em ordem de importância, perdendo apenas para os itens não-cumprimento de prazos e mudanças frequentes de escopo. Ou seja, apenas esses dois processos podem dificultar ou influenciar mais o sucesso de um projeto que a Comunicação. Para as organizações brasileiras, processos de comunicação são mais críticos que os riscos não avaliados corretamente, recursos humanos insuficientes, escopo não definido adequadamente, não-cumprimento do orçamento, problemas com fornecedores, entre tantos outros.


É uma bela notícia. Depois de uma luta inglória dos nossos decanos para projetá-la, a comunicação se vê reconhecida pelos altos gestores das organizações brasileiras. Hoje, não dá para imaginar um projeto de qualquer natureza sendo tocado sem ferramentas de comunicação. Pesquisas de opinião, estudos e análises, levantamento de fatos e documentos, nada disso se faz com a comunicação em segundo plano. A organização que ainda não acordou terá sérias dificuldades para sobreviver nesse cenário global de mudanças.


Os executivos que souberam, nas últimas décadas, reconhecer a importância do papel da comunicação estão colhendo os frutos de uma gestão bem-sucedida, traduzida, por exemplo, na satisfação de suas partes interessadas. E satisfação não rima com má informação."

http://www.fejesp.org.br/empresa_junior/home/45-fejesp-conhecimento/295-comunicacao-um-problema-de-gestao-.html

Um comentário:

  1. Lutamos, estudantes e profissionais, para este reconhecimento. Comunicação pode tanto ser um fator de risco, como tambem um estado de colaboração (das teorias psicologicas). E neste sentido cabe sempre ao profissional habilitado diferenciar tais cenários.

    Como diz meu professor, se a faculdade não diferenciar, o mercado cumpre este papel.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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