domingo, 3 de maio de 2009

A essência

Como em qualquer profissão, o primeiro passo antes de uma ação, um planejamento, um diagnóstico, é conhecer aquilo com o que ou quem se vai trabalhar. Em Relações Públicas esse é um momento muito importante, pois entender as características do cliente, o mercado em que está inserido, o seu produto ou seu serviço é fundamental para determinar as melhores ações e chegar ao resultado esperado.

O segundo passo é identificar e registrar a missão, a visão, os valores, as políticas, os objetivos da empresa. É tornar pública sua essência, seu DNA.

Mas o que significa tudo isso... A empresa é um ser vivo, passa por modificações conforme a variação externa (mercado), tem que se adaptar as mudanças, cresce, se desenvolve, amadurece... e os processos que a empresa enfrenta são parecidos com o processo de amadurecimento de uma pessoa. Primeiro você se conhece, então você consegue determinar quem você é (missão), o que você quer para o futuro (visão), o que você tem que fazer (objetivos) para chegar lá, no que você acredita (valores), quais diretrizes você julga importante (políticas), e, por fim, você planeja quais os passos (ações) te levarão para o resultado esperado.

Ufa... comunicação é na verdade a essência da vida. Muito além da informação, é acima de tudo, autoconhecimento, para você ou para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário