segunda-feira, 22 de junho de 2009

Somos todos jornalistas (?)

A não exigência de diploma de jornalismo para atuar na profissão é a formalização do que acontece em muitas profissões, principalmente relações públicas.

Temos diretora de comunicação que tem formação em psicologia, responsável por comunicação interna formado em recursos humanos, assistente que fez administração...

E agora, economistas, engenheiros, médicos, advogados, relações públicas... somos todos jornalistas.

Nessa sociedade sem fronteiras, com profissionais muito disciplinares eis a pergunta: qual o real valor do diploma?

terça-feira, 16 de junho de 2009

As mil e uma faces de um relações públicas

"Brown procura relações públicas que ajudou rainha a melhorar imagem

Londres, 16 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pode contratar o especialista em relações públicas que ajudou a rainha Elizabeth II a melhorar sua imagem pública após a morte da princesa Diana.
Trata-se de Simon Lewis, cujos serviços foram solicitados no passado pelo Palácio de Buckingham e até por empresas como a Centrica (energia) e a Vodafone (telecomunicações), e que agora Brown quer contratar como porta-voz oficial, segundo informa o jornal "Financial Times".
Lewis é um velho conhecido do ministro para a Empresa, Peter Mandelson, novo homem forte do gabinete trabalhista após a última remodelação do Governo.
As negociações com Lewis estão supostamente muito avançadas e sua nomeação poderia ser anunciada esta semana.
A experiência acumulada por Lewis em suas relações com o Palácio de Buckingham poderia ser muito útil ao líder trabalhista, segundo o "Financial Times".
Simon Lewis é irmão de William Lewis, diretor do jornal conservador "The Daily Telegraph", que publicou uma série revelando sobre as despesas indevidas dos deputados britânicos, que contribuíram para desestabilizar o Governo trabalhista.
Lewis, que foi chefe de imprensa do extinto Partido Social-Democrata britânico, ganhou fama quando a rainha decidiu contratar seus serviços em troca de um salário anual de 230 mil libras (271.400 euros no câmbio atual)."

Esse é um exemplo de que o relações públicas pode trabalhar em inúmeras áreas e não somente com empresas, mas pessoas também entram no escopo desse trabalho.
E até mesmo dentro da empresa a função do relações públicas agrega trabalhar na imagem do porta-voz, dos executivos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comunidade

Desculpe a ausência nesse período...

Gostaria de compartilhar com vocês uma rede de relacionamentos profissional chamada LinkedIn (www.linkedin.com).
Quem já o conhece e apenas tem seu perfil eu gostaria de aconselhar a se cadastrar em comunidades de interesse.

Para nós, profissionais de comunicação, estar atualizado é um fator extremamente relevante e esse canal de relacionamento permite isso. Com fóruns de discussão as comunidades abordam temas de interesse comum à profissão. Questões que são discutidas entre diversos profissionais de toda parte do mundo.

Vale ressaltar, as comunidades têm em sua maioria discussões em inglês e algumas em espanhol.

Este é o meu perfil: http://www.linkedin.com/in/mafegimenez

Conheçam!!!
É fundamental para o nosso networking!


Nos próximos posts vou trazer alguns assuntos abordados nos fóruns de RP.