quarta-feira, 29 de abril de 2009

Profissão: Relações Públicas (?)

São poucos os que escolhem a profissão de Relações Públicas e conseguem descrever com clareza e precisão quais as funções que um profissional de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, desenvolve. Ao final de quatro anos de faculdade, no entanto, o discurso é um pouco diferente. Mas para alguns ainda resta a dúvida, é possível definir a profissão de Relações Públicas em uma única vertente?

Sim, é possível. Ao explicar a um leigo o que exatamente é a minha profissão me deparei com uma clara definição: o relações públicas dá a liga! (?) Ele é o profissional que alinha todos os aspectos que influenciam em algo (empresa) ou, até mesmo, alguém.

Em resumo, dá liga para conseguir o resultado esperado – objetivo da ação. Seja o sucesso de um evento, um jornal interno que tem a participação ativa dos funcionários, uma divulgação que ganha destaque na mídia nacional, um excelente gerenciamento de crise. O Relações Públicas conhece, estuda, analisa, pondera e apresenta planos estratégicos para atingir o objetivo proposto pela ação.

E as ações desenvolvidas são muitas, pois as áreas de atuação de um relações públicas abrange: a comunicação interna, a comunicação empresarial, os eventos, a assessoria de imprensa, as relações com investidores, a responsabilidade social, o marketing institucional, a consultoria de imagem.

Enfim, este é o primeiro de muitos post que vão explorar essa área abrangente com um olhar de uma recém-formada na profissão, mas com algum conhecimento de mercado.
Espero que gostem!